Agrotins 2023 é lançada pelo governador Wanderlei Barbosa
O governador Wanderlei Barbosa lançou oficialmente nesta terça-feira, 4, no auditório do Palácio Araguaia, sede do Governo do Tocantins, em Palmas, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que chega a sua 23ª edição. Este ano, a feira tocantinense de agronegócios, que é a mais importante da região Norte do país, sendo referência nacional, está com a temática Compliance no Agro e ocorrerá entre os dias 16 e 20 maio. A expectativa é superar a marca do ano passado em negócios, que foi de R$ 2,5 bilhões.
Sendo um dos eventos mais esperados pelos produtores de todo o Brasil, a feira ocorrerá como nas edições passadas, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na área rural de Palmas. A edição deste ano contará com, aproximadamente, 850 expositores, tendo expectativa de público superior a 150 mil pessoas durante os cinco dias de evento.
Este ano, a feira inovou mais uma vez, além de difundir tecnologias, abrir frentes de negócios, ampliar debates sobre a temática agricultura e potencializar a produção da agricultura do Tocantins, bem como a pesquisa científica no ramo. A Agrotins 2023 realizará uma feira sustentável, aplicando a política de Carbono Neutro, ou Carbono Zero, que reduz o maior quantitativo de gases poluentes. Com a iniciativa, o Tocantins será o primeiro estado do Brasil a realizar uma feira com essa política, que vem sendo amplamente discutida em conferências mundiais de meio ambiente.
O carbono será neutralizado durante a feira da seguinte forma: equipes de trabalho farão a contabilidade da emissão de carbono durante o evento, ao chegar em um número de toneladas de carbono, a proposta é neutralizar esses gases, plantando árvores, no mesmo quantitativo de gases emitidos. As emissões de dióxido de carbono contribuem para a poluição, o que intensifica os eventos climáticos e contribuem, ainda, para o efeito estufa. As árvores capturam os carbonos existentes na atmosfera durante o processo de fotossíntese, por isso é necessário o plantio, para que os gases poluentes sejam neutralizados.
Assim como nos anos anteriores, a Feira continuará oferecendo cursos e palestras; vitrines agrícolas; inovações tecnológicas; exposições de máquinas e implementos; comercialização de veículos leves e pesado; veículos náuticos; comercialização de produtos regionais. A edição deste ano conta com a participação de diversos parceiros, órgãos públicos e setores privados, comprometidos com o agronegócio e em beneficiar os produtores, desde os pequenos até os grandes.
Comments