Uma em cada sete mulheres aos 40 anos já abortou, diz pesquisa
Em 2021 A Pesquisa Nacional de Aborto (PNA), um estudo apontou que uma em cada sete mulheres, com idade próxima aos 40 anos, já fez pelo menos um aborto no Brasil.
O estudo foi coordenado pela antropóloga e professora da Universidade de Brasília, Débora Diniz, pelo professor visitante da Columbia University, Marcelo Medeiros, e pelo professor da Universidade Estadual do Piauí, Alberto Madeiro. O levantamento foi realizado em novembro do mesmo ano e ouviu 2 mil mulheres em 125 municípios e indica que mais da metade (52% mais expecificamente) do total de mulheres que abortou tinham 19 anos de idade ou menos, quando fizeram seu primeiro aborto.
A taxa de aborto mostrou queda no comparativo com as duas pesquisas anteriores (realizadas em 2010 e 2016). Na de 2021, cerca de 10% das mulheres entrevistadas afirmaram ter feito pelo menos um aborto no decorrer de suas vidas. A pesquisa concluiu que a queda pode ser explicada pela tendência crescente do uso de métodos contraceptivos reversíveis na América Latina e no Caribe.
O perfil das mulheres entrevistadas que abortaram é variado, são de todas as idades do ciclo reprodutivo, religiões, escolaridades, raças, classes sociais, estado civil e regiões do país.
A antropóloga Débora Diniz descreve, “Nessas situações, temos relatos traumáticos de perseguição, convocação da polícia, mulheres algemadas nos hospitais. Então, há impacto na saúde pública pela ocupação de leitos, na saúde das mulheres porque, por alguma razão, utilizaram medicamentos inseguros, indevidos ou foram para a clandestinidade em clínicas inseguras, ou porque não tem a informação sobre como é um aborto. Por isso, procuram os hospitais”.
Comments