Entenda a estratégia de Bolsonaro para ser senador por Goiás

O ex-presidente Jair Bolsonaro pode ser candidato a senador por Goiás nas eleições de 2026. Caso uma nova candidatura à presidência não se viabilize, a candidatura para uma das duas cadeiras em disputa no estado pode ser uma opção.


Bolsonaro possui trunfos para concorrer em Goiás, como ter sido o presidente que mais visitou o estado, ter forte identidade com o agronegócio e trânsito nos meios evangélicos. Além disso, em 2018, Bolsonaro teve votação majoritária na quase totalidade dos municípios goianos, incluindo a capital, e possui grande base parlamentar nas bancadas estadual e federal do estado.


A candidatura de Bolsonaro seria uma estratégia do PL, partido a que o ex-presidente está filiado, para um eventual plano B. Se a candidatura emplacar, Bolsonaro repetiria a trajetória do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que se elegeu senador por Goiás em 1961. Na época, JK costurou uma frente política histórica e montou palanque com Pedro Ludovico e Alfredo Nasser, líderes políticos ferrenhamente antagônicos no estado.


A possível candidatura de Bolsonaro em Goiás é vista como uma possibilidade interessante pelo partido, que prefere o nome da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como candidata a presidente da República. Bolsonaro, por sua vez, possui grande apoio no estado e poderia ajudar a eleger outros candidatos da direita, além de dar um palanque forte para o postulante ao governo de Goiás. O risco de uma eventual derrota de Bolsonaro seria quase zero.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP