Número de médicos dobrou nos últimos 20 anos
A pesquisa Demografia Médica no Brasil 2023 apontou que o número de médicos mais que dobrou nos últimos 20 anos no país. Além disso, os dados revelam que a renda média destes profissionais caiu 12% entre 2012 e 2020. O estudo foi divulgado nesta quarta-feira, 08, na Faculdade de Medicina da USP.
Segundo a pesquisa, as mulheres médicas ganham menos que os homens, acompanhando uma tendência já verificada também em outras categorias e na população em geral. No caso da medicina, em média, elas ganham R$ 13 mil a menos.
O estudo aponta que a principal variável que justifica a diminuição dos rendimentos da classe é a “entrada de profissionais mais jovens no mercado de trabalho em função da grande abertura de cursos” de medicina.
Em 2020, o quantitativo de estudantes de medicina mulheres também superou bastante o número de homens. Elas já representam 62% dos jovens que entraram nos cursos universitários.
Apesar disso, o curso ainda é sucesso e bate recorde de procura entre os jovens que buscam uma profissão. O curso ainda é visto com promissor, embora já seja possível ver sinais de esgotamento, como em profissões como o Direito e a Engenharia, antes tidos como certeza de oportunidades no mercado de trabalho.
Nos últimos 13 anos, mais de 250 mil profissionais se formaram. Em 2025, a previsão é de que o Brasil tenha 2,91 médicos para cada mil habitantes.
Comments