Lula deve anunciar novos ministros

Após o anúncio do primeiros ministros, todos homens, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve anunciar entre esta segunda-feira e terça-feira os nomes de cinco ministras para as pastas da Educação, Saúde, Relações Institucionais e Planejamento.


A definição dos nomes é uma resposta a pressão dos petistas por mais espaço na equipe ministerial, especialmente em pastas com maior orçamento e programas estratégicos, como por exemplo Educação, Saúde e Desenvolvimento que somam, juntas, R$ 509 bilhões do orçamento previsto para 2023. Os nomes anunciados contemplam mais os partidos aliados do que o próprio PT.


Na próxima semana devem ser anunciados novos nomes que vão chefiar o Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Cidades.


A expectativa é que o nome da senadora Simone Tebet também seja anunciado para a pasta de Desenvolvimento Social. Para a área da Saúde, o nome mais cotado para assumir a pasta é o da a presidente da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade. O nome da socióloga e pesquisadora foi peça fundamental durante vacinação contra Covid-19. Se confirmada, ela será a primeira ministra da Saúde da história do País.


Para comandar a Cultura, a cantora Margareth Menezes foi a convidada. Se confirmada, Margareth será a primeira mulher negra em três mandatos do petista. Há expectativa também para confirmação do nome da indígena deputada federal eleita pelo PSOL de São Paulo, Sônia Guajajara, que deve comandar políticas voltadas aos Povos Originários.


Para o ministério da Educação, o nome cotado até o momento para assumir a pasta é o da governadora do Ceará, Izolda Cela. Izolda é Considerada uma das responsáveis pela evolução da educação pública do Ceará. Neste ano, a professora deixou o PDT para apoiar Lula.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP