Em Goiás, 2,3 milhões estão inadimplentes
Aumentou a quantidade de consumidores endividados e inadimplentes em Goiás durante 2022. Levantamento feito pela Serasa mostrou que, em outubro, o número de goianos com crédito negativado era 9,3% maior que no mesmo período de 2021.
As pessoas que entraram para essa estatística em novembro de 2021 e outubro de 2022 tem 12% mais dívidas e também deviam um valor 19,2% maior. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional de Comércio, Bens e Serviços (CNC) mostra que 60,5% das famílias goianas estão endividadas, contra 53,5% em 2021.
Dados do Banco Central também revelam aumento do nível de endividamento e de comprometimento de renda das famílias. Para economistas e especialistas em finanças pessoais, estes números impactam não só o orçamento das famílias, mas também contribuem para a desaceleração da economia. Isso porque quem está endividado tende a consumir menos. Este comportamento acaba refletindo nos indicadores da indústria e do comércio.
De acordo com a Seresa, quase 2,3 milhões de pessoas em Goiás estavam inadimplentes em outubro. Para Camila Cruz, gerente do Serasa, entre as principais causas da inadimplência dos consumidores estão a alta da inflação, o desemprego ainda elevado e a desorganização financeira. Ela explica que, com preços mais altos e a renda menor, as pessoas acabam recorrendo mais ao cartão de crédito para fazer as compras básicas, como alimentos e combustível.
O cartão de crédito apareceu como o principal vilão do endividamento das famílias, por ser um crédito de fácil acesso e ter juros muito elevados. De acordo com a PEIC, 80,3% dos endividados em outubro tinham dívidas no cartão.
Comments