Goiânia sedia Festival Paralímpico, em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, neste sábado, 24 

Com apoio da prefeitura, evento tem programação voltada para crianças e adolescentes, sob diretrizes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Goiânia recebe, neste sábado, 24, o Festival Paralímpico Loterias Caixa, às 8 horas, no Centro de Excelência do Esporte, localizado à Avenida Oeste, Setor Aeroporto. O evento tem parceria da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal dos Esportes (SMESP), Secretaria Municipal da Educação (SME), Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) e Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de Goiás.

O festival é alusivo ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, e é organizado sob as diretrizes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com apoio das Loterias Caixa. Objetivo é conscientizar sobre a importância da inclusão, interação e integração de pessoas com deficiência na sociedade, bem como no esporte.

No local, os jovens terão a oportunidade de conhecer e experimentar modalidades paralímpicas de atletismo (campo e pista), tocha paralímpica, parabadminton e tênis de mesa. A programação conta, ainda, com equipe de lazer, lanche e palestras com psicólogos e advogados, sobre pessoas com deficiência e prática esportiva inclusiva.

O secretário municipal dos Esportes, Álvaro Alexandre, ressalta que o festival é importante porque oferece oportunidade para as crianças se iniciarem no esporte, e proporciona a inclusão. “Além disso, podemos conhecer os possíveis futuros campeões”, observa. “Hoje, Goiânia começa a despontar no cenário do paradesporto nacional, pois temos buscado apoio, com diálogos diretamente com a Secretaria Nacional de Paradesporto do Ministério da Cidadania”, completa.

O secretário ressalta o êxito do festival em 2021, quando o evento contou com 420 crianças e adolescentes. “No ano passado esse evento foi grandioso, pois lotamos o local da realização com jovens que, durante toda a manhã, participaram das atividades oferecidas, lancharam e, com certeza, saíram de lá com uma experiência incrível”, diz.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, diz que “ações como essa fazem o paradesporto crescer em Goiás”. Para ele, o foco maior deve ser no atendimento ao ser humano. “Mais importante do que o resultado esportivo é o papel social, de inclusão e de qualidade de vida que o paradesporto pode representar para a pessoa com deficiência, em especial para os nossos jovens”, destaca.

Com informações da Secretaria Municipal dos Esportes (SMESP) da Prefeitura de Goiânia

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP