Tocantins – Arte urbana ganha espaço em Palmas

Palmas é uma cidade nova e que tem demonstrado uma grande capacidade de aglutinar artistas de uma nova geração. Prova disso, é uma manifestação que tem chamado a atenção em uma das suas avenidas principais, a Avenida Teotônio Segurado. O abrigo de parada de ônibus ganhou cara nova com a arte urbana do grafiteiro Sandro Rios, 41 anos. Rios assina há mais de dez anos artes da cenografia de grandes eventos do Município, como Capital da Fé, Festival Gastronômico de Taquaruçu e Natal Cidade Encantada.

Data: 30/03/2022. Local: AV- Teotônio Segurado. Ponto de ônibus recebeu um trabalho de grafite do Sandro Rios. Foto: Regiane Rocha.

O abrigo, localizado na Quadra ACSU-SO 10 (101 Sul), ganhou trecho de poema assinado por Jorge de Lima e a imagem de uma criança negra batizada de Negra Fulô. “Foi uma homenagem para crianças de periferia, crianças negras da nossa cidade”, disse ele. A transformação do abrigo aconteceu no último dia 27, Dia Mundial do Grafite.

O artista conta que usa essa arte de rua há 23 anos para retratar o cotidiano das pessoas e suas vivências. “Grafite é minha vida, aprendi muito. Faz parte de uma cultura muito antiga e muito forte, a cultura hip hop. É uma cultura que usa a música, a dança e o grafite como expressão”, explica.

“Gostei do trabalho, ele faz muito bem”, disse o churrasqueiro Manoel Pereira, que aguardava a linha Eixão no abrigo. Sandro Rios está elaborando um projeto para levar o grafite a mais abrigos de parada de ônibus coletivo da Capital.

Mais conhecido
Depois de muitos trabalhos já desenvolvidos em grandes eventos da Prefeitura de Palmas, a exemplo do Arraiá da Capital, em que Sandro Rios assinou a arte livre de todas as edições, o artista tem se tornado mais conhecido na Capital.

O dentista Paulo César Raveli Chiavini descobriu seu trabalho recentemente e encomendou a transferência à mão livre de uma arte do engenheiro Eduardo Gama para um painel de 12 metros por 10 metros, em uma galeria comercial na Arse 21. “Gostei muito do trabalho dele, fizemos a proposta e o resultado ficou muito bom. O grafite é uma arte que tem que ser valorizada mesmo”, avalia. O painel na galeria privada faz uma homenagem às comunidades quilombolas e elementos naturais da cultura tocantinense. Sandro conta que reverteu seu cachê em doações para crianças em situação de vulnerabilidade.

Novos projetos
Ainda sobre a parceria com a Prefeitura, Rios adianta que já está trabalhando em novo projeto artístico. No próximo mês de junho, Sandro Rios irá também representar Palmas no Encontro Internacional de Graffiti, que acontecerá em Rio Branco-AC. Foram selecionados artistas do mundo todo para esse encontro e o nome do artista já está confirmado.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP