Goiás ocupa 2º lugar no ranking de estados com mais mortes por dengue
Além disso, goianos lideram lista com mais casos confirmados da doença no país, chegando a 35 mil contaminados
O avanço da dengue em Goiás fez o Estado chegar à segunda posição em número de mortes pela doença em 2022, com seis casos já nos primeiros três meses do ano. Apenas a Bahia está à frente. Além disso, os goianos lideram uma lista com mais casos confirmados da doença no país, chegando a 35 mil contaminados.
Durante entrevista exibida no Jornal Brasil Central – Edição da Noite, o coordenador estadual de Dengue, Zika e Chikungunya da Secretaria de Saúde de Goiás, Murilo do Carmo, afirmou que vários fatores contribuiriam para estes resultados ruins no estado, como a circulação de dois tipos de vírus, a dengue tipos 1 e 2.
“Nós temos um intenso período chuvoso no Estado de Goiás. Isso fez com que aumentasse a oferta de água nos criadouros e aumentasse a quantidade de Aedes aegypti. Somado a isso, a baixa adesão da sociedade em ajudar o poder público a conter o avanço dessa doença”, analisou.
Em resposta ao grande número de doentes e recorde de casos fatais, Murilo do Carmo falou das ações que estão sendo tomadas pela Secretaria da Saúde, como aquisição de bombas pesadas para veículos (conhecidas como carros fumacês), inseticidas e medicamentos. Além da qualificação dos profissionais de saúde para diferenciar os casos de dengue, covid, chikungunya, zika vírus e direcionar corretamente o tratamento para cada caso. “A nossa intenção com isso é minimizar o efeito da dengue na sociedade goiana”, justificou.
Comments