URGENTE – Prefeituras goianas estão autorizadas a flexibilizarem uso de máscara de proteção facial
Governo de Goiás emitiu nota técnica nesta quinta-feira, 10. Mas em ambientes coletivos fechados, uso continua obrigatório
A notícia “parece” boa e dá a sensação de que aquele clima de “normalidade” pré-pandemia está de volta. Mas isso apenas para aqueles municípios goianos que estão com cobertura vacinal igual ou superior a 75% na população de cinco anos e mais. Sob esta condição, o uso de máscara de proteção facial está liberado em locais abertos e sem aglomerações, de acordo com nota técnica expedida nesta quinta-feira, 10, pela Secretaria de Estado da Saúde.
Goiânia, inclusive, se enquadra nesta exigência, com quase 76% da população com mais de 5 anos totalmente vacinada. Esta decisão, vale lembrar, foi antecipada – inicialmente ela estava prevista para ser divulgada em 14 de março.
Para a análise daquele percentual de 75%, serão considerados os dados registrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.
“O uso de máscaras de proteção individual deve continuar sendo incentivado para pessoas imunodeprimidas, com comorbidades de alto risco, pessoas não vacinadas e com sintomas de síndrome gripal, mesmo em locais abertos e sem aglomeração”
diz trecho da Nota Técnica da Secretaria de Estado da Saúde
Ambientes fechados
Nestes locais, nada muda. A Nota Técnica da Secretaria de Estado da Saúde recomenda o uso de máscaras em ambientes coletivos fechados, como, por exemplo, transporte público, aeroportos, rodoviárias, escolas, e em ambientes abertos com aglomeração.
A nota lembra ainda que as recomendações poderão ser modificadas, de acordo com o cenário epidemiológico.
Comments