Ernesto Araújo critica ida de Bolsonaro à Rússia por falta de neutralidade
Segundo ex-chanceler, presidente deveria visitar também a Ucrânia ou então nenhum dos dois países
O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo criticou a viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Rússia em meio à crise com a Ucrânia e apontou a falta de neutralidade do chefe do Executivo brasileiro.
Em entrevista à RedeTV!, Araújo, que foi ministro de Bolsonaro do começo do governo até março do ano passado, destacou que ao ir à Rússia o presidente demonstra certa preferência por um dos lados da disputa.
“Acho que, infelizmente, com a visita do presidente Bolsonaro, [ele] não está mostrando neutralidade, está mostrando uma preferência pela Rússia. Neutralidade é você visitar ou os dois que estão em conflito ou nenhum”, declarou o ex-chanceler. A ida de Jair Bolsonaro à Rússia foi agendada no final do ano passado, mas Ernesto Araújo avalia que, dadas as circunstâncias, o mandatário deveria ter cancelado a viagem, pois “a diplomacia existe para isso”.
Na entrevista, o ex-chanceler também repercutiu a fake news publicada nas redes sociais pelo ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, entre outros bolsonaristas, de que teria sido Bolsonaro o responsável pelo recuo russo, com a retirada de parte das tropas em torno da Ucrânia, e pontuou que, na realidade, a iniciativa de Putin deve ter sido um afago à diplomacia alemã, após o primeiro-ministro da maior economia da Europa, Olaf Scholz, visitar ambos os países em conflito.
Nesta terça-feira, 15, Vladimir Putin disse que deseja “continuar trabalhando em conjunto” com os países ocidentais em relação à segurança europeia para diminuir a crise na Ucrânia. Em meio ao conflito, Bolsonaro comparou-se ao imperador Dom Pedro II ao afirmar que o Brasil “tem vocação” para manter boas relações diplomáticas com todos os países do mundo.
“Em 1876, Dom Pedro II foi o 1° estadista brasileiro a visitar a Rússia. Cento e quarenta e seis anos depois, no ano em que comemoramos 200 anos da independência do Brasil, tenho a satisfação de realizar o mesmo percurso”, escreveu o mandatário em suas redes sociais.
Comments