Anápolis desobriga uso de máscaras em locais abertos

Avanço da vacinação e melhora no cenário epidemiológico foram apontados como razões para as novas medidas

O uso de máscara em Anápolis passará a ser opcional em ambientes abertos, como praças, parques e ruas. A medida entra em vigor a partir da publicação de nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde no Diário Oficial do município – tal ação estava prevista ainda para esta terça-feira, 15. O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Roberto Naves, com a presença do secretário de Saúde, Júlio César Spíndola.

“Nós não estamos tirando a máscara das pessoas. Não será mais obrigatória. A pessoa que tem comorbidade ou resolveu por qualquer razão não se vacinar, a melhor forma de se proteger é com a máscara. Mas o cidadão, por exemplo, que está com três doses de vacina e quer fazer uma caminhada, uma corrida ou vai até uma praça que não tenha aglomeração, o uso da máscara precisa ser opcional”, disse o prefeito.

O documento da Secretaria de Saúde analisa que durante o avanço da variante Ômicron, entre os casos confirmados nos meses de dezembro e janeiro, “houve notória redução do número de atendimento nas unidades de saúde”. A isso, Roberto Naves atribuiu a ampliação da cobertura vacinal.

“A Ômicron foi uma cepa mais branda porque a grande maioria da população já estava protegida. A vacina realmente salva vidas e nós precisamos continuar avançando com o processo vacinal”, explicou o prefeito, informando que o município realizará uma busca ativa para quem não deu andamento ao ciclo vacinal.

Procura por não vacinados
Além da permissão ao abandono das máscaras, o prefeito também anunciou novidades na atuação da Secretaria Municipal de Saúde. Agora, uma equipe deve iniciar uma busca ativa de pessoas que ainda não tomaram a segunda dose ou a dose de reforço dos imunizantes contra a Covid-19.

”Uma equipe vai ser montada para entrar em contato via telefone com essas pessoas e confirmar se não vacinou, o porquê, se tomou a vacina em outro lugar, se mudou de cidade. Vamos fazer uma busca. E essa busca não envolve crianças porque elas não estão com doses atrasadas e a decisão da imunização é dos pais”

Prefeito Roberto Naves

Outras medidas
Devido à queda na procura por atendimento específico para sintomas gripais, as unidades de saúde São Carlos, Vila Norte e Arco-Íris retornam com os serviços da atenção primária a partir de 21 de fevereiro. No mesmo dia, a testagem passa a ser feita nas unidades de referência contra a covid (Parque Iracema, Bairro de Lourdes, Vila União e São José). Consequentemente, a testagem em massa no Ginásio Internacional Newton de Faria deixa de acontecer.

Com informações do site da Prefeitura de Anápolis

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP