TOCANTINS – Vistoria no Hospital Geral de Palmas aponta falta de 200 profissionais
Situação afeta o trabalho de servidores e o tratamento de pacientes.
Vistoria realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) apontou irregularidades no Hospital Geral de Palmas (HGP). Segundo levantamento, a maior unidade de saúde pública do estado funciona com 200 profissionais a menos que o necessário. A situação afeta o trabalho de servidores e o tratamento de pacientes.
Segundo o Conselho, em alguns momentos o HGP fica com apenas um técnico de enfermagem para atender crianças no pronto-socorro infantil. Nas unidades de cuidado intermediário e intensivo, um único técnico chega a ficar responsável pelo dobro de pacientes – descumprindo a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A gerente comercial Marina Ramos acompanha a mãe na luta contra o câncer e vai com frequência ao HGP, onde é feito o tratamento. Ela reclama de longas esperas e da falta de profissionais para realizar atendimentos.
“O paciente mesmo se controla. Não tem ninguém verificando se ele está fazendo certo. Depois ele mesmo levanta da cama, tem que ir ao banheiro esvaziar a bexiga e depois ir embora. Uma pessoa oncológica. São todos debilitados. Teria que ter alguém acompanhando”
Marina Ramos, que acompanha a mãe em tratamento contra um câncer
Comments